Julho | 2019

Divaldo Franco: um missionário de Jesus

Oswaldo Coutinho

cafocoutinho@hotmail.com

Um verdadeiro testemunho de abnegação, renúncia e perseverança

Como não retratar a vida apostolar desse homem que vem semeando estrelas e deixando pegadas de luz no caminho? Como não falar do amor que exala do seu ser a perfumar os lugares que percorre?

Em 1945, ele viu o Espírito Joanna de Ângelis pela primeira vez. A mentora se apresentou como um Espírito amigo e disse que eles se conheceram alguns anos antes da instalação da Boa Nova na Terra, tendo uma grande trajetória a percorrer. Afirma Joanna que aquele período foi assinalado pelos momentos de testemunho, quando os cristãos eram levados ao circo do martírio para serem devorados pelas feras. Nessa última reencarnação, teria vivido como Soror Joana Angélica de Jesus, participando do processo de independência da Bahia e do Brasil. Em 1822 foi assassinada no Convento da Lapa para proteger algumas freiras que seriam atacadas pelos soldados portugueses.

Esse mesmo Espírito também teria vivido na época do Cristo como Joana de Cusa, queimada viva em praça pública por denominar-se cristã, e reencarnado em seguida como Clara de Assis, devotada seguidora de São Francisco de Assis, para mais tarde reencarnar no México como Soror Joana Inês de La Cruz, tornando-se uma das grandes poetisas da língua hispânica.

É esse Espírito que acompanha Divaldo em sua caminhada espiritual, o qual proferiu sua primeira palestra em Aracaju, em 1947, aos vinte anos de idade, e nunca mais parou. Completados 70 anos de oratória, realizou mais de 14.000 exposições em mais de 2.000 cidades. Visitou 64 países nos cinco continentes e realizou oito conferências na ONU – Organização das Nações Unidas. Recebeu mais de 1.000 homenagens de instituições culturais, sociais e religiosas e o título de Embaixador da Paz no Mundo. Publicou mais de 250 livros, que já superaram a marca de 10 milhões de exemplares vendidos, sendo todos os direitos autorais doados a entidades filantrópicas. Em 1952 fundou a Mansão do Caminho, que hoje atende mais de 3.500 pessoas diariamente, e educou mais de 600 filhos adotivos.

Chico Xavier dizia que Divaldo tem “uma estrela na boca” e Suely Caldas Schubert, no livro o Semeador de Estrelas, mostra o amor e a fidelidade de Divaldo aos ensinamentos de Jesus. Narra a autora que certa feita Divaldo havia recolhido de um jornal a notícia de um homem que houvera se suicidado nas rodas de um trem (daí o capitulo ser denominado “O suicida do trem”), por quem Divaldo passou a orar durante 15 anos, dizendo “meu Deus, ele não fez por mal, o suicida estava com a mente enferma”. E os anos passaram-se. Em uma noite, Divaldo estava muito triste e pensativo, olhando as estrelas da janela do seu quarto, quando teve vontade de chorar, enquanto o Espírito apareceu e disse “não chore, você não pode chorar, o que será de nós, os sofredores, se você chorar? Nós que estamos apreendendo a sorrir com você”.

A vida de Divaldo é um hino ao amor, à paz, às virtudes; a sua vida é um verdadeiro testemunho de abnegação, renúncia e perseverança, ciente de que é necessário amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Assevera Joanna: “Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida.”

É esse homem por quem temos um profundo sentimento de gratidão pela sua fidelidade a Jesus e a Kardec, levando a mensagem de renovação a todos os corações necessitados e sedentos de paz.

 

- SCHUBERT, Suely Caldas. O Semeador de Estrelas.

- As Vidas de Joanna de Ângelis. São Paulo: Entrevidas, DVD.

- PORTAL DE NOTÍCIAS G1. Divaldo Franco completa 70 anos de oratória da doutrina espírita. Disponível em www.g1.globo.com/bahia/noticia/2017/03/divaldo-franco-completa-70-anos-de-oratoria-da-doutrina-espirita.html. Acesso em 30 de janeiro de 2018.

 

 

março | 2018

MATÉRIA DE CAPA

O Clarim – março/2018

Como não falar do amor que exala do seu ser a perfumar os lugares que percorre? Uma vida de abnegação,…

Lista completa de matérias

 Expiação na infância

 54 anos do G. E. Batuíra

 Notícias e eventos – Março/2018

 Coragem com Jesus

 As tendências artísticas e o Espiritismo

 Espiritismo, kardecismo, umbanda

 Astúcia e demagogia

 Feixe de molas

 Suicídio: uma epidemia que clama socorro

 As molduras do caráter

 Interferências de terceiros e tédio no lar

 Divaldo Franco: um missionário de Jesus