Outubro | 2020

Independência e submissão às leis

Cairbar Schutel

Espírito livre é o que se isenta dos interesses bastardos e se coloca sempre superior às injunções obstrutivas da sua ação

Capítulo extraído do livro “O Espírito do Cristianismo”, lançado em 1930

 

“Tendo chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam as duas dracmas, e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? Respondeu ele: Paga. E ao entrar Pedro em casa, antes que falasse, perguntou-lhe Jesus: Que te parece, Simão? De quem recebem os reis da Terra tributo ou imposto? De seus filhos ou dos estranhos? Respondeu ele: Dos estranhos. Concluiu Jesus: Logo são isentos os filhos. Mas para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que subir tira-o; e abrindo-lhe a boca, acharas um estáter; toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.” (Mateus, XVII, 24–27)

Independência não quer dizer revolta, autoritarismo, absolutismo.

Independência é não depender de coisa alguma que venha privar a nossa liberdade de ação, colocando-nos em posição secundária, a ponto de sacrificarmos o nosso dever, a nossa tarefa, o nosso ideal.

Espírito livre é o que se isenta dos interesses bastardos e se coloca sempre superior às injunções obstrutivas da sua ação.

Aquele que se nega a pagar ao fisco é um escravo do fisco; o sacerdote, que reclama favores governativos para exercer a sua profissão, está sujeito ao governo, não é independente, não pode agir livremente.

Nossa aliança com o Estado consiste em satisfazer as leis do Estado, embora elas pareçam injustas.

O que se furta ao cumprimento das leis do fisco, com pretextos religiosos, dá a ideia de avareza.

As leis da Palestina impunham tributos, como acontece às leis de hoje. Jesus, como seus discípulos, havia sido tributado em duas dracmas. Naturalmente, Jesus havia sido tributado como carpinteiro e, seus discípulos, como pescadores; o Mestre não podia deixar de efetuar esse pagamento embora a sua popularidade fosse grande naquela época, principalmente em Cafarnaum, onde havia operado grandes prodígios, sendo que o povo o admirava a ponto de fazer-lhe ovações, pois realmente acreditava que Deus o enviara, como aconteceu por ocasião da cura do paralítico.

A pergunta de Jesus a Pedro é uma alusão à sua ascendência, à sua procedência, à sua estirpe de sangue real, pois todos o julgavam descendente do Rei Davi e chamavam-no Filho de Davi. Os cegos de Jericó chamam-lhe Filho de Davi. No capítulo XII do Evangelho de Marcos, versículo 35, lê-se: “Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi?”

Pois se aquela gente — escribas, fariseus, publicanos — acreditava que Jesus era filho (descendente) de Davi, e a Lei Judaica excluía os filhos (descendentes) de reis do tributo, como deveria ele, que todos julgavam ser filho do maior de todos os reis da Terra, pagar o imposto?

Pois, se somente os estranhos deveriam pagar o tributo, como, reconhecendo eles em Jesus um filho de rei, coletaram-no como contribuinte do fisco?

Mas o Mestre não quis escandalizá-los, não quis denunciá-los como promotores de escândalos; preferiu pagar as duas dracmas que lhes tocavam e mais as duas impostas a Simão, seu discípulo. E como quisesse, mais uma vez, demonstrar àquele que mais tarde deveria apostolar a sua causa, o poder de que se achava investido, não esperou a chegada dos demais discípulos que carregavam o numerário, mandou que Pedro fosse ao mar, lançasse o anzol e, do primeiro peixe que subisse, tirasse um estáter redondo que traria na boca, e pagasse os dois impostos, pois um estáter redondo valia justamente quatro dracmas.

Este fenômeno, tido como milagroso por uns e inverossímil por outros, aguardava a vinda do Espírito da Verdade, para poder ser explicado em sua naturalidade.

Já dissemos que Jesus era seguido de uma poderosa falange de Espíritos que executavam suas ordens; que, dentre os seus discípulos havia médiuns de faculdades raras, inclusive as de materialização e transporte. Nos atos mais transcendentes da Vida do Cristo, vemos aparecer, ou antes, vemos sempre a seu lado, Pedro, Tiago e João.

Todos esses fatos narrados nos Evangelhos fazem parte da Fenomenologia Espírita.

O caso do estáter redondo é um caso típico de transporte. Os anais espíritas estão repletos desses fenômenos, que, aliás, se têm verificado em todo o mundo.

Jesus, certamente, não precisava produzir aquele “milagre”, mas seu pensamento íntimo teria sido o de exaltar a imaginação do seu discípulo e fazê-lo desprender-se do mundo, assegurando-lhe a confiança em Deus, que, para nos socorrer, pode tirar o de que precisamos até da boca dos peixes.

Pedro, no exercício de sua tarefa, não deveria ocupar o seu precioso tempo com os tesouros da Terra, que os ladrões alcançam e os vermes destroem. Deveria buscar sempre o Reino de Deus e sua justiça, pois o mais viria por acréscimo.

Todos sabem muito bem que, durante a sua missão terrestre, Jesus foi assistido com numerário para a sua manutenção e a dos seus, além do trabalho, do qual obtinha o salário e pelo qual foi coletado e pagou o tributo.

Durante toda a sua vida Jesus manteve a sua independência, por isso é que a sua Palavra tinha autoridade.

outubro | 2020

MATÉRIA DE CAPA

O Clarim – outubro/2020

Não podemos depender do que limite a nossa liberdade

Lista completa de matérias

 Justiça e direitos naturais

 Ditadura

 Deus disse: faça-se a luz! E a luz foi feita…

 O que diria Richard Simonetti?

 A ficha ainda não caiu

 Independência e submissão às leis

 Uma lei bem mais justa

 Moenda

 Dando sentido às “Saudades de Matão”

 A porta estreita

 Surgimento e evolução do sexo

 A última ceia