Julho | 2019

Pobre ser humano

Antônio Sérgio Bernardi |

di.bernardi6@gmail.com

Os séculos transcorreram e o homem progrediu material e cientificamente, mas tão somente nestes dois aspectos.

 

Mitigando socorros sem fim, perambula o ser humano pelas vias várias da vida terráquea, atrás de migalhas que lhe satisfaçam os desejos.

Quase que irracionalmente o ser humano carrega ainda muito do instinto animal, cuidando da sua prole e, metodicamente, buscando satisfazer sua gula, sua sede, suas necessidades e seus desejos.

Diz estar atrás da felicidade... mas a felicidade conceituada pelo próprio homem, que seria sentir-se faustamente alimentado, saciado em seus desejos, com facilidades econômicas, enfim, estar numa bela zona de conforto.

Desgasta-se em suas energias psicofísicas, diariamente na busca do conforto para seu corpo e para a manutenção da sua família.

Aprendeu que, como Deus criou o “mundo” em seis dias e descansou no sétimo, ele também tem o compromisso de ser materialista por seis dias e, somente no sétimo dia, comparecer diante do Criador para orar. Na sociedade moderna, pouquíssimos ainda seguem esta mística.

Como foi criado “simples e ignorante”, em Espírito, para que evolua através do aprendizado que a santa vida nos proporciona, armazenou a mensagem conceituada pela Igreja ortodoxa, durante milhares de encarnações, de que não precisa fazer nada espiritualmente e, quando precisar, é só pedir.

Manipularam seus desejos, impuseram pecados, cerceando suas vidas, seus objetivos. Tudo deveria passar pelo crivo da razão da Igreja. O homem não pensava, pensavam por ele.

Os séculos transcorreram e o homem progrediu material e cientificamente, mas tão somente nestes dois aspectos. Moralmente, encontra-se atrasado. Vive como se dependesse do instinto. Não consegue agir dentro dos padrões éticos. Reage comumente às situações, utilizando-se da lei do mais forte; da lei do olho por olho, dente por dente; apesar de já há dois mil anos conviver com os conceitos evangélicos do Cristo, que conceituou a lei do amor.

Espiritualmente, este ser humano, na sua maioria, desconhece sua criação divina; e vive como se a vida fosse “tudo” isso que ele reconhece; que nasceu para “viver” a vida, da melhor forma e conforme der para ser vivida e, possivelmente, utilizando-se de métodos menos sadios para tal.

Assim, a turba caminha, reagindo às situações conforme seu entendimento e vontade. Pobre Humanidade!... Lembra-nos da “Divina Comédia”, mostrando-nos como encontrou as pessoas na sua visita ao Inferno descrito por Dante Alighieri e marcado pela cultura popular, demarcando a visão de inferno relacionado a paixão, desejo, pecado e condenação, tudo o que o homem buscava e continua a buscar nos dias atuais.

Homens que passaram pela Terra utilizando-se da malícia, da incontinência e da bestialidade, operando em diversos segmentos com ações nefastas, tais como: traidores, pecadores pela falsificação, semeadores de discórdias, maus conselheiros, ladrões, rufiões, violentos, sedutores, fraudulentos, suicidas, tiranos, incrédulos de Deus, irados, pródigos e avarentos, gulosos, luxuriosos, políticos enganadores, religiosos enganadores etc., sofrendo as consequências de seus atos. Todos passaram pela vida de encarnados, distantes de Deus...

Eis a realidade nua e crua. As Leis Sábias do nosso Pai e Criador se processarão em todos os tempos, lugares e situações. As oportunidades nos são dadas para que meditemos em nossas necessidades espirituais e evoluamos, através de nossas boas ações, com trabalho sincero e pródigo, buscando a cada dia o pão nosso sagrado, sendo útil e participativo, amparando e socorrendo aqueles que se nos apresentam como nosso “próximo”; enfim, sendo um ser humano bom, conforme preceituou o Mestre Jesus.

Sendo pessoa resignada e entendida de que somos filhos queridos de Deus, que não podemos burlar as leis divinas, visto que as consequências se apresentarão, conforme o evangelho do Cristo nos diz: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”

dezembro | 2017

MATÉRIA DE CAPA

O Clarim – dezembro/2017

Ignorando sua criação divina, o Espírito encarnado enxerga a vida material como se esta fosse sua única realidade, abdicando da…

Lista completa de matérias

 O aprendizado na expiação

 Desentravando-nos…

 NOTÍCIAS E EVENTOS – Dezembro 2017 – O CLARIM

 Tudo sob o controle de Deus

 O espírita e o serviço do bem

 Influenciação espiritual foi tema de palestra no C. E. O Clarim

 Gratidão a Jesus

 Cuidado! Deus castiga…

 Energias do chacra cardíaco

 Pobre ser humano

 Saibamos viver e sofrer