Novembro | 2022

Entusiasmo para viver

Marcus De Mario

marcusdemario@gmail.com

Sentimento é fundamental para bem utilizarmos a bênção divina da reencarnação

 

Quem, no mundo de hoje, não precisa de entusiasmo para vencer as dificuldades que a sociedade humana apresenta para o viver? Quem não passa, vez ou outra, por dificuldades financeiras, desemprego, perda de entes queridos, enfermidades, violência, solidão, dúvidas existenciais?

Quando essas situações acontecem precisamos de um ombro amigo, de uma palavra de esperança, de um roteiro mais pleno de vida — e é exatamente isso que o Espiritismo nos dá.

A mensagem espírita é mensagem de consolo, de esperança e de esclarecimento para os que choram e sofrem, muitas vezes sozinhos, e não importa a idade que tenhamos, nem a experiência de vida que já acumulamos, motivo pelo qual dirijo este texto a você que está em plena juventude.

Quando temos entusiasmo para viver, na perspectiva da alma imortal e da vida futura, conseguimos remover os obstáculos do desânimo, que muitas vezes nos levam ao pessimismo e ao desânimo. E ter entusiasmo para viver é fundamental para bem utilizarmos a bênção divina da reencarnação, do estar no mundo para transformá-lo para melhor. Em outras palavras, ter entusiasmo para viver é ter fé, aquela que remove a montanha dos nossos problemas, fazendo-nos modificar as circunstâncias de nossa existência.

Escrevo estas palavras tendo por base um livro escrito com bastante entusiasmo e fé pelo querido amigo Gerson Simões Monteiro, espírita valoroso do Rio de Janeiro, hoje retornado ao mundo espiritual, e que nos deixou um legado de trabalho exemplar tanto na família, na profissão, quanto no movimento espírita. Do livro Entusiasmo para Viver e Ser Mais Feliz transcrevo agora o seguinte texto do seu primeiro capítulo:

Disse um estadista que, segundo o seu modo de ver, existem três tipos de pessoas:

1º — Aquelas que não se mexem para modificar o seu ambiente ou para se modificar, aperfeiçoando-se; são chamadas imóveis.

2º — As que são conduzidas pelas contingências da vida, isto é, são levadas pelas situações ou pelas pessoas; são as móveis.

3º — As pessoas que se movem no sentido de melhorar as circunstâncias que as cercam, ou a si mesmas, visando sempre o progresso pessoal ou dos grupos sociais em que estão engajadas.

Saber encarar as dificuldades do dia a dia com tranquilidade e paz interior, sendo mais feliz, é fundamental para manter viva a esperança e a força de vontade na busca da felicidade

Vamos agora refletir um pouco sobre essa classificação, pois é importante descobrir onde nos encaixamos, que tipo de pessoa somos.

Você é uma pessoa imóvel, que está vivendo sem fazer nada de diferente para si para os outros? Você é uma pessoa móvel, mas que age apenas dentro de determinadas situações, acomodando-se depois ao que você é e como são as coisas? Ou você é uma pessoa sempre em movimento, procurando melhorar-se e melhorar o mundo?

A humanidade será sempre de acordo com o que somos, com o que fazemos, e Deus espera que façamos a nossa parte na criação divina, ou seja, que nos movimentemos para nos moralizar e espiritualizar, assim levando essa moralização e essa espiritualização para as demais pessoas. É um processo educacional que cresce do individual para o coletivo e que depende da ação de cada um neste mundo.

Assim, não fique apenas reclamando das pessoas e do mundo. Coloque seu potencial divino a serviço das transformações éticas e culturais que a humanidade necessita.

Podemos ter uma vida melhor, só depende de nós.

Tudo na vida terrena passa, menos a presença da misericórdia de Deus sobre nós, portanto, para tudo na vida há jeito, como diz a sabedoria popular — e o Espiritismo comprova essa tese.

Saber encarar as dificuldades do dia a dia com tranquilidade e paz interior, sendo mais feliz, é fundamental para manter viva a esperança e a força de vontade na busca da felicidade.

E você está em plena juventude, tendo muito tempo de vida pela frente, muitas realizações a fazer, muitos aprendizados a somar, e para tudo isso é preciso ter entusiasmo, olhar para o futuro e idealizar a humanidade mais fraterna, solidária e ética, como um objetivo a alcançar.

Não se deixe abater pelo desânimo ou pelo pessimismo. Trabalhe incessantemente. Renove-se sempre. Assim as oportunidades de serviço aparecerão — e elas existem — e você verá que tudo pode ser renovado, transformado, mesmo que leve tempo. Mas isso só acontecerá se você se movimentar.

Ingressei no Espiritismo na minha adolescência, graças aos meus pais, e desde então, estudando essa maravilhosa doutrina, tenho-me entusiasmado o tempo todo pelo viver, pelo fazer, sonhando, idealizando, realizando, preenchendo minha vida de forma útil, para mim e para os outros.

Isso não significa que não tenha de passar pelas provas e expiações necessárias ao meu progresso espiritual, mas posso dizer que tenho enfrentado tudo com serenidade e sempre trabalhando na medida de minhas forças. Nunca perdi a esperança de dias melhores, e sei que a semeadura no bem e no amor trará seus frutos com o tempo, mesmo que esse tempo seja no depois da morte, afinal a vida continua, não é mesmo?

Você quer ser mais feliz? Tenha entusiasmo para viver!

Você quer ter uma família mais harmoniosa? Seja o melhor exemplo para os entes queridos.

Você quer ter menos problemas na vida? Trabalhe incessantemente, confiando em Deus.

Viver será sempre a melhor opção, como diz o jornalista e espírita André Trigueiro, mas viver em plenitude, com entusiasmo, sendo sempre esperançoso e operoso.

A vida é bela, saibamos vivê-la estudando o Espiritismo, que revive o Evangelho, fazendo dos princípios do Espiritismo a luz que ilumina nosso proceder no mundo.

Então, vamos ter entusiasmo para viver?

Lembre-se de que, para ser mais feliz, é preciso amar o próximo, fazer o bem, melhorar-se moralmente e trabalhar pela transformação moral da humanidade. Isso só é possível se você colocar-se em movimento, o que nos faz encerrar estas considerações com aquela pergunta que não quer calar:

Você é uma pessoa imóvel ou em movimento?

Pense nisso.

Sua resposta é a medida da sua maior ou menor felicidade.

novembro | 2022

MATÉRIA DE CAPA

RIE – novembro/2022

Viver com esperança e força de vontade para vencer as dificuldades

Lista completa de matérias

 Porta da reabilitação

 Carta ao Leitor – noevmbro/2022

 Tome o seu tempo

 Dedicação e amor à divulgação espírita – Entrevista com Apparecido Belvedere

 O retorno de uma realeza

 Batuíra, um precursor pouco conhecido

 Afinal, qual é o papel das religiões?

 A que veio o Espiritismo

 Arigó — 8ª maravilha e sinal dos tempos

 Jesus e a reencarnação (primeira parte)

 Meditação sobre a vida

 Sobre a evolução espiritual: alguns rudimentos (Parte I)

 Entusiasmo para viver

 Um só rebanho sem fronteiras e barreiras

 Obsessão e Chico Xavier

 Tráfico humano: comércio de almas

 O homem lobo; o homem anjo

 O túmulo de Jesus

 Ensaio teórico sobre a enfermidade

 A escala espírita e a transição planetária

 Parábola do Filho Pródigo

 Obrigado, Apparecido Belvedere!

 Tempo de planejar