Agosto | 2019

O significado de Jesus em nossa vida

Maroísa F. Pellegrini Baio |

maroisafpb@gmail.com

Como conduzimos nossa jornada terrestre após conhecê-Lo?

 

Não foram poucos os que tiveram a oportunidade de estar na presença de Jesus durante Sua passagem em nosso planeta, e que tiveram a existência totalmente transformada em razão desse contato. Para cada pessoa, anônima ou não, Ele teve um significado particular e, em cada uma, identificamos nós mesmos, com nossas limitações e fraquezas.

Nesse sentido, a benfeitora Joanna de Ângelis, no livro Iluminação Interior[1] (cap. 28), faz uma análise citando alguns dos que tiveram a oportunidade de ter suas vidas transformadas após conhecerem e conviverem com Jesus. Em suas reflexões, apoiamos as nossas.

 

Maria de Magdala

Relata o Evangelho de Lucas (8:2) que Maria de Magdala sofria a influência de espíritos infelizes que a iludiam na percepção e na vivência do amor verdadeiro. Joanna de Ângelis registra que, para Maria Madalena, Jesus significara “o sublime amor, verdadeira manifestação do amor de Deus”. Transformada, dedicou-se integralmente a Ele, estendendo esse amor sublimado a leprosos abandonados.

 

Judas Iscariotes

Extasiado com os ensinamentos renovadores que registrava, Judas foi traído por sua percepção imediatista da renovação espiritual interior proposta pelo Mestre. Portanto, referindo-se ao significado de Jesus para si, diria ser Ele “o exemplo de misericórdia e de compaixão mais grandioso que jamais contemplei”. Séculos depois, Judas receberia a oportunidade de redimir-se perante as leis divinas.

 

Simão Pedro

Coração amoroso e efusivo, Simão não conhecia ainda a si mesmo, com profundidade, no tempo em que teve a oportunidade de conviver com Jesus. No entanto, nas horas graves de testemunho, reconheceu-se inseguro e infiel. De coração arrasado por reconhecer as próprias fraquezas, identificara em Jesus “a mais nobre lição de fidelidade ao Bem, de que tive notícia por toda a existência”. Não tardaram, ao coração amoroso do apóstolo, as oportunidades de testemunhar sua fidelidade ao Mestre Amado.

 

João Boanerges

Jovem ainda, inexperiente nas refregas da vida, o discípulo pôde aprender, na convivência com Jesus, a libertar-se da imaturidade. Para ele, Jesus significara “o divino libertador de vidas, através do inefável amor de que se fez portador”. Com idade avançada, o apóstolo continuaria repetindo as palavras do Mestre: “Meus filhinhos, amemo-nos uns aos outros, como Jesus nos amou!”

 

Lázaro

Durante os momentos de alegria íntima, fruídas na companhia de Jesus em sua própria casa, Lázaro não poderia imaginar a difícil prova pela qual passaria, permanecendo sepultado sem estar morto. Libertado e retomando a consciência e o controle da própria vida, para ele o Mestre seria “a verdadeira ressurreição e vida, que anula a sombra da morte e doa a claridade imortal”. O futuro traria novos testemunhos a Lázaro, dando-lhe a oportunidade de provar a confiança na imortalidade da vida!

 

Zaqueu

Rico, mas sem amigos sinceros. Bem intencionado, mas desacreditado por todos. Assim era Zaqueu antes de Jesus. Sofria por ser tratado com tantas desconfianças. Tendo recebido Jesus em sua própria casa, teve a oportunidade de provar a autenticidade de seus sentimentos e intenções. Por isso, para ele, Jesus representara “a mais nobre expressão da Verdade”. Transformado, compartilhou com o próximo não apenas a alegria que lhe invadiu o ser, mas também tudo o que possuía.

 

Natanael Ben Elias

Embora paralítico, não se intimidou com suas limitações físicas para ser colocado na presença de Jesus. Sentia-se paralisado somente no corpo físico, mas sua alma soube mobilizar-se em direção ao Mestre. Por isso, para ele, Jesus representaria “o Messias Divino que se fez irmão dos miseráveis e deserdados, a fim de os erguer ao sólio do Altíssimo”. Foi recompensado: recuperou a mobilidade física e conquistou sua redenção espiritual ao ouvir de Jesus que seus pecados haviam sido perdoados!

 

A mulher samaritana

Presa a uma crença religiosa limitada às interpretações locais, embora de coração ansioso pela verdade, a mulher samaritana restringia-se ao culto religioso de sua região. Para ela, Jesus simbolizou, portanto, “a fraternidade universal vibrante e compreensiva”. Deixou de sentir sede pela Verdade, aprendendo, por fim, que Deus deve ser adorado em espírito!

 

Maria, irmã de Lázaro

Deixando para outro momento as ocupações materiais, Maria escolheu a melhor parte: a presença de Jesus em seu lar! Dias antes da morte do Mestre, ungiu-O carinhosamente, sem imaginar que aquele gesto seria relembrado para todo o sempre. Para ela, Jesus representava “o excelente Filho de Deus que ama como ninguém jamais o fez”. Amava-O ternamente, pois compreendia o valor da Sua presença sublime!

 

O endemoniado gadareno

Dominado por perversos espíritos, vivia alucinado, debilitado física e espiritualmente. A compaixão de Jesus proporcionou-lhe a liberdade espiritual e a recuperação da razão. Assim, para ele, Jesus representou “a saúde espiritual no seu mais elevado grau”. Incompreendido por seus familiares e amigos, que não creram em sua recuperação, tornou-se testemunha viva do equilíbrio e da lucidez!

 

Pilatos

Atormentado pela insegurança entre o poder material (temporário) e o divino (eterno), o governador romano mostrava o conflito íntimo que padecia. Quanto lhe custou reconhecer que Jesus representava “o poder que nunca cessa, porque vem de Deus”. Para Pilatos, os dias que se seguiram, após a condenação e morte de Jesus, foram de tormentosa luta interior...

 

Caifás

Representante máximo da religião judaica, iludido pela vaidade e o orgulho de uma nação governada por Deus, ambiciosa em seus projetos de conquistar o mundo material com sua concepção espiritual da Divindade, Caifás, indignado com a postura do Mestre, não conseguiu identificar em Jesus “o conquistador inconquistável”. Custaria ao sacerdote compreender que o reino dos Céus não se estabeleceria com aparências exteriores.

 

Maria, mãe de Jesus

Amorosa, dedicada e preocupada com as ocorrências em torno dos passos de seu filho amado, ela assim sintetizaria a missão de Jesus: “O Enviado de Deus que dormiu no meu regaço e mudou o pensamento terreno, apresentando o reino dos Céus, conforme nunca outrem conseguira fazer”. Estendeu, ao longo de sua vida, o amor e a dedicação a todos os sofredores que a buscavam, acolhendo a todos como filhos prediletos de seu amoroso e terno coração.

***

Joanna de Ângelis ainda cita Saulo de Tarso, que ao fim da existência dizia já não ser ele quem vivia, mas o Cristo que nele vivia; Joana de Cusa, que perdeu a condição de patrícia romana para tornar-se irmã dos desventurados; Ignácio de Antioquia, que teve a honra de imolar a vida em fidelidade à mensagem do Mestre.

Suas reflexões auxiliam-nos a identificar de que maneira temos conduzido nossa existência, antes e depois de ter conhecido Jesus:

“Quem estabelece relacionamento com Jesus, raramente permanece como se encontrava antes. Caso continue nas mesmas disposições, esse contato foi muito superficial, destituído de significado e de profundidade. (...) Se experimentas os mesmos conflitos de antes do teu relacionamento com a Sua mensagem, ainda não permitiste que Ele te penetre os sentimentos, modificando-te a conduta interior, que enseja o comportamento social e humano.”[1]

Aproximando-se novamente as festividades do Natal, aproveitemos a ocasião e busquemos o real significado de Jesus em nossa vida, conforme nos convida a benfeitora:

“Aprofunda o pensamento nas Suas palavras repassadas de energia e bondade, de consolação e de esperança, dando outro direcionamento aos teus dias na Terra, de forma que, ao findar o compromisso com o corpo, descubras o significado sublime d’Ele em ti, identificando-te de tal forma que já não serás aquele que vive, mas sim, Ele que vive em ti.” [1]

 

  1. FRANCO, Divaldo Pereira. Iluminação Interior. Salvador: LEAL.

dezembro | 2016

MATÉRIA DE CAPA

RIE – dezembro/2016

Jesus exerceu enorme influência sobre aqueles que conviveram com Ele, renovando atitudes que podem servir de exemplo para nós.

Lista completa de matérias

 Manifestações visuais

 Jesus em nossa vida – CARTA AO LEITOR – Dezembro 2016

 Gosto pela mentira

 Sexualidade, aborto e desequilíbrios físico-mentais

 O significado de Jesus em nossa vida

 A nova geração e a lei de evolução

 Academia diferente: foco no estudo e na fraternidade

 Temor da morte

 É Natal! Lembremo-nos de Jesus!

 Não é possível existir a tricorporeidade

 O Brasil é maior!

 Saul e a pitonisa de En-Dor

 Estender as mãos para atender ao convite de Jesus

 Evolução científico-religiosa

 Conflito ente o bem e o mal. O que fazer?

 Caminhando em direção do amor

 Grades internas

 Palmas engessadas

 Emmanuel, reencarnação e meritocracia

 Religando a Deus: a proposta libertadora

 Todos nós somos um

 Todos nosotros somos uno

 NOTÍCIAS E EVENTOS – Dezembro 2016 – RIE

 Feira do Livro Espírita em Uberaba

 IV Fórum CEECAL aborda o despertar da consciência

 Espiritismo sem fronteiras

 Um menino especial

 A mensagem de Jesus